sexta-feira, 5 de julho de 2013

Música Para Tempo Frio [2013]

Música Para Tempo Frio: é o que o tempo traz. O que há aí é aquilo que gosto de ouvir, o que rodeia minha existência nesses tempos frios, chuvosos. A música expressa (ou contém em si mesma) cores, vibrações, sentidos, sentimentos, devaneios, melancolias... expressa, talvez, vida. Pelo menos uma parte dela. Há muita coisa que os ouvidos aceitam; outras, não se compreende. É um trabalho de fruição que desvenda cada pedaço, cada vibração, cada cor de cada música. Não é simples e - mais uma vez talvez! - não seja para qualquer um. Depende da subjetividade, da história e da historicidade de cada um. Não há garantia, nesse sentido, de que a música "bate" igual em/para todo mundo. Contudo, para além disso, depende de uma abertura frente ao objeto, frente ao som que "desagrada" os ouvidos: desagrada pois desconhecido, estranho - em vários sentidos -; desagrada pois bate de frente com verdades pré-concebidas. Não se trata de "gostar" ou "desgostar", simplesmente. Trata-se de apreender, de fruir, de conhecer, de existir. Em uma palavra: é algo inútil para os "padrões" de nossa época. Assim como é inútil a música erudita, a filosofia, a literatura...
Aconchegante para dias chuvosos... Mas não para qualquer dia chuvoso, tampouco para qualquer ouvido num dia chuvoso. Há coisas várias que agradarão os mais sensíveis (ou aqueles que compartilham de minha simples sensibilidade). Há experiências trocadas, várias. O que se tem aqui é um acúmulo de experiências de muitos. E não é que a vida é isso? Um acúmulo feito de fragmentos, compostos pouco a pouco por vários outros fragmentos de várias outras partes... Música para ouvidos chuvosos; aconchegante para ouvidos atentos, para vidas quentes, vivas e vividas. Não há nada de mais. E é isso que faz tudo ser tão magnífico, pois simples. 

São músicas para dias frios e chuvosos; solitários ou não; duvidosos ou... São músicas simples de uma experiência simples. São músicos simples, ainda que muitas vezes desconhecidos por aqui. Não há nada muito recente. A maioria gira em torno de 40 anos ou mais. Os mais recentes são reformulações daquela época. Enfim, não direi nada sobre eles: dizem por si sós. E, ainda, alguns estão acima de nós, não devem ser comentados, simplesmente sentidos. 

Música Para Tempo Frio [2013]

 1. Here's that Rainy Day - Som Ambiente (Azymuth)
 2. Bridges (Travessia) - Milton Nascimento
 3. Mistérios - Milton Nascimento
 4. Beijo Partido - Emílio Santiago
 5. Meu Tempo - Marília Medalha
 6. Maria - Emílio Santiago
 7. Sem Razão de Ser Marília Medalha
 8. Morro Velho - Milton Nascimento
 9. Alumbramento - Djavan
10. Ela - Elis Regina
11. Mais do que Valsa - Marcos Valle
12. Cá-Já - Fafá de Belém
13. Cais - Milton Nascimento
14. Fazenda - Fafá de Belém
15. Milagres dos Peixes - Milton Nascimento
16. Sylvia - Arthur Verocai
17. Ponteio - Dom Um Romão
18. Juntos - Airto Moreira
19. Três Pontas - Milton Nascimento
20. Vera Cruz - Milton Nascimento
21. Dedicada a Ela - Arthur Verocai
22. Sagarana (Instrumental) - Marília Medalha
23. Samba de Rei - Dom Um Romão
24. Fabiola - Hermeto Pascoal
25. Manhã - Azymuth
26. Caminho da Roça - Arthur Verocai 
27. Catavento - Milton Nascimento
28. Canção do Sal - Milton Nascimento
29. Flor do Amor - Hermeto Pascoal
30. Pret-à-Porter - Robson Jorge & Lincoln Olivetti 
31. Dona das Meninas - Arthur Verocai & Azymuth
32. Meio de Campo - Elis Regina
33. Bis - Arthur Verocai & Azymuth



Diálogos do Subsolo Urbano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<$BlogArchiveName$>